Palavra de Sabedoria

"Ouvi a instrução e sede sábios, não a rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Por que o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte."

Provérbios 8:33,36

SEJA BEM VINDO!

Este Blog se destina a trazer informações sobre o campo da Farmacognosia, plantas medicinais e
fitoterápicos, buscando relacionar tais conhecimentos ao exercício da Farmácia
e da Atenção Farmacêutica.

LAFAPLAM

O Laboratório de Farmacognosia e Plantas Medicinais - LAFAPLAM - da FAPI-FUNVIC destina-se ao ensino prático da disciplina de Farmacognosia no curso de Farmácia da instituição. Trata-se de um laboratório com intensa atividade diária, uma vez que também atende diversos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's) de alunos graduandos em Farmácia assim como projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores Dr. Gokithi Akisue e MSc. Lincoln Marcelo Lourenço Cardoso, ambos farmacêuticos e com carreiras dedicadas à Farmacognosia e à Farmacobotânica. O LAFAPLAM também contribui, com sua estrutura e sua equipe, com trabalhos de outras instituições de ensino como alguns projetos desenvolvidos no programa de pós graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, de São José dos Campos-SP, nas áreas de avaliação antimicrobiana de óleos essenciais e extratos vegetais aplicados à Biopatologia Bucal entre outros.
O LAFAPLAM subsidia projetos da linha de pesquisa interna da instituição intitulada "AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA E CARACTERIZAÇÃO FARMACOGNÓSTICA DE DROGAS VEGETAIS E FITOTERÁPICOS", coordenada pelos professores Gokithi Akisue e Lincoln Cardoso. Dentro desta linha de pesquisa são desenvolvidos projetos com os seguintes temas:

a) Avaliação farmacológica preliminar de drogas vegetais e fitoterápicos;

b) Avaliação da atividade antimicrobiana de extratos vegetais e óleos essenciais;

c) Caracterização farmacognóstica de plantas medicinais, drogas vegetais e derivados:
- Estudo farmacobotânico de plantas medicinais e drogas vegetais pulverizadas;
- Determinação e avaliação de propriedades farmacognósticas para fins de determinação de pureza e avaliação da qualidade;
- Prospecção fitoquímica de drogas vegetais.

d) Desenvolvimento tecnológico de formas farmacêuticas fitoterápicas.


LAFAPLAM: vista geral

Prof. Dr. Gokithi Akisue orientando os alunos de Farmácia da FAPI-FUNVIC

Setor de análise microscópica do LAFAPLAM
 
LAFAPLAM: estrutura geral

A caracterização farmacognóstica de drogas vegetais é uma das principais atividades do LAFAPLAM


Prof. MSc. Lincoln M. L. Cardoso no FAFAPLAM